sexta-feira, 28 de março de 2014

O LIVRO DA GUERRA (parte 6)

Raquel andava devagar,ao contrário de mim,que corria como se fosse tirar o pai da forca.Eu não tinha muita paciência.                                                                                                                                                      -Paulo,me espera.                                                                                                                                         Eu parava e ela estava lá atrás.                                                                                                                   Estávamos na Consolação,voltando do Cine Belas Artes.                                                                                     -Segura a minha mão,-eu disse-Assim a gente anda no mesmo ritmo.                                                         -Tá,mas você não vai ficar me arrastando, né?                                                                                              -Claro que não,vou andar mais devagar.                                                                                                      Dali em diante,sempre andamos de mãos dadas.                                                                                            Vinte anos depois,ainda ando muito depressa,mas ás vezes paro e olho para trás,na verdade um ato falho,uma tentativa de ver alguém me pedindo pra esperar, mas não tem ninguém.                                           Raquel era bonita e inteligente,como Olga Benário.Ás vezes tinha um certo mistério no olhar,como Clarice Lispector.Sintonizava com a situação social ao nosso redor,como Karl Marx.Cativante como Bob Dylan.Corajosa como o rei Davi.Deixou saudades,como Will Eisner.E um sorriso inesquecível,como o de Barbra Streisand.                                                                                                                                              Nos anos 80,havia na praça Roosevelt a Biblioteca Circulante,Ali eu pegava livros emprestados.Durante dois anos(1986 a 1988),tive contato com Kerouac,Joyce,Balzac,Cortázar,Clarice e outros grandes.Estive na Roma antiga,na Palestina bíblica,na França ocupada,na Bahia de Gabriela e Pedro Arcanjo.Tomei parte na queda da Bastilha,na invasão da Normandia,na fuga da família real.Testemunhei o amor de Riobaldo por Diadorim,o destino de Macabéia,Dante buscando por Beatriz,Joana Dar'c na fogueira.Ri com Leminsky,chorei com Chaplin.Na vida real,a grande história apenas começava.E no começo já estava contido o fim.                                                                                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário